Como fazer uma SIPAT criativa

Ter segurança no ambiente de trabalho é muito importante para garantir a saúde física e mental dos trabalhadores. Geralmente as empresas precisam contar com diversas ações que visam melhorar o ambiente de trabalho para evitar doenças e acidentes decorrentes das atividades, sendo que a SIPAT, é a mais falada.

SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho), é obrigatória em todas as empresas de pequeno, médio e grande portes, é realizada uma vez ao ano e tem como função, conscientizar os funcionários sobre os perigos que correm no exercício do trabalho e os riscos de contrair uma doença ocupacional.

A SIPAT é organizada pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), ela é composta por palestras, gincanas, sorteios de prêmios e outras atividades com foco na instrução a respeito dos métodos que devem ser aplicados no dia a dia de trabalho para evitar acidentes e doenças.

A SIPAT é considerada um treinamento ou curso de aperfeiçoamento, por isso, todos os funcionários devem participar. Para atrair todos os trabalhadores para a SIPAT, uma boa dica é fazer um evento criativo.

Como fazer uma SIPAT criativa

Iara Pereira que é sócia da empresa Conceito Zen que atua com atividades especializadas para SIPAT nos deu algumas dicas:

Apresentações humorísticas – Para atrair os funcionários, uma boa opção é contratar um serviço de teatro que aborde os temas trabalhistas com humor, assim os empregados aprenderão como se prevenir de acidentes e doenças, se divertindo.

Música – Todo mundo adora música, então uma boa ideia é montar um festival de música com os funcionários, cada grupo fica responsável por uma composição que fale de acidentes, doenças, prevenção e tudo mais. É interessante colocar no festival interno da empresa, um corpo de jurados que vai decidir qual a melhor composição, e o grupo responsável será premiado. Essa é outra opção divertida para conscientizar os trabalhadores sobre a prevenção de acidentes de trabalho.

Palestras teatralizadas – No lugar de reunir os funcionários, para ouvir um ou mais palestrantes falando por uma hora, o melhor é tornar essa palestra mais animada e interativa e para isso nada melhor do q­ue apresentar uma peça de teatro falando sobre todos os pontos que seriam abordados pelo palestrante.

Vídeos amadores – Outra boa dica para deixar a SIPAT divertida e atrair todos os empregados, é lançar um concurso de vídeos amadores, da mesma forma do festival de música. Cada um deve fazer um vídeo falando sobre algum assunto relacionado a segurança do trabalho, depois os jurados escolherão o melhor que receberá um prêmio.

Jogos e disputas – Atividades que envolvem disputas e jogos, que fazem com que o trabalhador se dedique para vencer, é uma das melhores formas de conscientizar os profissionais a respeito da prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Procure empresas que ofereçam serviços para a SIPAT, que tenham muita criatividade e diversão.

Portanto para encorajar a todos os trabalhadores de uma empresa a participar da SIPAT, adicione a essa semana interna de prevenção, atividades que eles possam usar a criatividade e se dedicar ao máximo, assim eles ficarão mais conscientes do que precisam fazer no ambiente de trabalho, se divertindo e vivendo novas emoções. Então se tem uma empresa, organize uma SIPAT criativa.

Fonte: http://outlet-toms-shoes.org/como-fazer-uma-sipat-criativa